quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Videoconferência – o novo melhor amigo das empresas

As soluções de #videoconferência estão a ganhar importância como uma importante ferramenta de trabalho para um cada vez maior número de empresas. Independentemente da dimensão ou tipo de atividade, as organizações procuram reduzir custos e aumentar a produtividade dos seus colaboradores. Para isto as soluções de colaboração remota com partilha de vídeo e conteúdos poderá ser um bom caminho.

Hoje em dia, as agendas e tarefas dos colaboradores são muito mais abrangentes e a gestão de tempo é crucial para melhorar a interação das pessoas. Também os custos de transporte e tempo perdido em viagens podem ser evitados, ou pelo menos, muito minimizados. Por outro lado, são estas viagens que permitem às empresas estarem próximas dos seus clientes, fornecedores, parceiros ou mesmo com sucursais da própria empresa, pelo que a relação pessoal não deve ficar esquecida. Uma solução de compromisso deve ser então a opção escolhida. 

Existem já várias soluções que potenciam este tipo de trabalho colaborativo de forma remota. De qualquer maneira, são soluções muito usadas ao nível particular, onde o compromisso de qualidade de imagem e disponibilidade do serviço não são cruciais. Ao nível empresarial, a oferta tem de ser outra, pois só assim se garante uma boa qualidade de imagem, som e um nível de serviço profissional.

Neste ponto, importa referir que existem já muitos fornecedores com ofertas integradas para a área empresarial. Porém, estas tecnologias e os próprios fornecedores estão segmentados para os clientes de grande dimensão originando custos de utilização avultados.

As empresas da área das TI devem, por isto mesmo, apostar na democratização deste tipo de trabalho colaborativo, pois é um mercado muito grande e com imenso potencial de crescimento, trazendo muitas vantagens de #economia e #produtividade.

Idealmente, as empresas devem apostar no fornecimento de soluções que utilizem, por exemplo, uma plataforma de cloud privada interligando várias outras plataformas, tais como aplicações para equipamentos iOS, Android e Windows. A interligação dos equipamentos fixos e móveis deve ser a chave da oferta.
Desta forma, os colaboradores ficarão acessíveis a toda a hora e em qualquer parte, com grandes poupanças monetárias, mas também com alta taxa de otimização da gestão de tempo.


Conheça as soluções da Ricoh aqui:
http://www.ricoh.pt/products/unified_communication_system/index.aspx

Sem comentários:

Enviar um comentário